Transmídia: a narrativa de ampliação de tema

  • mar 26th, 2019
  • Blog

A transmídia tem seu surgimento mais preciso do que a crossmídia. Em 2008, o pesquisador Henry Jenkins deu nome a algo que já acontecia, mas que ainda não havia sido estudado sistematicamente. Basicamente, a transmídia seria uma espécie de evolução da crossmídia, só que ligada ao entretenimento.

Como funciona?

A transmídia vai “além da mídia” (tradução livre), ou seja, excede a mídia principal, apresentando uma mensagem diferente em cada uma. Para ser mais explícito, na transmídia o consumidor segue os desdobramentos de uma temática por meio de várias mídias.

Quais as vantagens?

Na transmídia, o conteúdo extra funciona como adicional, onde cada mídia trabalha com o que faz de melhor. Apesar disso, cada um dos produtos deve ter uma narrativa independente, não sendo necessário acompanhar o processo geral de todas as mídias para entendê-lo. Um bom exemplo é quando um filme é desdobrado para um jogo, onde não é necessário ter visto a peça principal para poder jogar.

Agora que você já sabe qual a diferença entre crossmídia e transmídia, que tal começar a aplicar? Entre em contato com a Tatticas!

Contato


Para contatos imediatos de qualquer grau

  • Rua Lages, 104 Bairro Fazenda, Itajaí - SC

  • tatticas@tatticas.com.br

  • (47) 3349-1003

© Tatticas Publicidade e Propaganda LTDA