Omnichannel: conheça a estratégia do futuro do varejo

  • maio 10th, 2019
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Omnichannel é uma nova maneira utilizada pelas marcas varejistas para melhorar a experiência do cliente. Trata-se de um método que interliga todos os canais, como sites, SAC’s, redes sociais, aplicativos de mensagens e lojas físicas.

Um exemplo clássico é o de um cliente ter a possibilidade de escolher um produto na loja virtual e retirá-lo ou trocá-lo em uma loja física da marca. Ou então, o cliente vai na loja e não encontra o produto com o seu número. Para não perder a venda, o atendente dá um cupom de desconto para o cliente utilizar na compra online, mantendo, dessa forma, uma experiência positiva de ponta a ponta.

Ser Omnichannel é exatamente a integração entre o consumidor e os canais de venda. Isso dá total liberdade para o consumidor adquirir um produto imediatamente ou aproveitar os melhores preços e vantagens praticados pelo e-commerce. Outra vantagem é que essa estratégia permite às empresas conhecerem o comportamento e as preferências de seus clientes.

Como aplicar essa estratégia?

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) estabeleceu algumas dicas para orientar as empresas a se atualizarem e colocarem o Omnichannel em prática.

De acordo com a instituição, o primeiro passo para aplicar o Omnichannel é integrar as áreas. Isso significa que o processo logístico (estrutura, equipe de vendas, canais de comunicação) deve estar integrado e os sistemas tecnológicos devem permitir que isso ocorra sem complicações.

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) precisa ter condições de resolver todos os problemas dos consumidores, independente da origem ou abordagem, permitindo que eles transitem livremente entre as lojas, virtuais ou físicas. O sistema de gestão deve ser único – isso inclui preços, estoque, contabilidade e tudo mais.

As áreas administrativa e financeira devem estar preparadas para atuar em todas as movimentações dos produtos. O núcleo de suprimentos precisa ser ágil, fornecendo o suprimento de produtos adequadamente para toda a cadeia de lojas, sejam elas físicas ou online.

 

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