Frequência certa: no Dia Mundial do Rádio, confira alguns spots e jingles que marcaram época

  • fev 13th, 2019
  • Blog

Nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Rádio. Em homenagem a esta data, a Tatticas resolveu falar um pouco sobre a criação desse veículo e também apresentar alguns dos spots e jingles que marcaram a história da publicidade.

Criado pelo italiano Guilherme Marconi, muito se contesta sobre essa informação. Isso tudo porque o brasileiro Roberto Landell de Moura já havia feito experiências com um transmissor de ondas anteriormente. O rádio foi o primeiro grande veículo de comunicação em massa e até o surgimento e popularização da TV, na década de 60, era também o com maior alcance.

Inicialmente utilizado para a difusão de informações para os analfabetos – Roquette Pinto, o pai da radiodifusão no Brasil, lia o jornal impresso em suas transmissões – os rádios também conquistaram uma grande audiência através das radionovelas.

A publicidade surgiu na rádio com donos de lojas e comerciantes oferecendo dinheiro para que as estações falassem bem de suas marcas e produtos. Com o passar dos anos, a abordagem mudou, com spots e jingles sendo produzidos para criar predisposição de compra nos ouvintes.

Confira algumas peças que marcaram época nesse meio:

 Pipoca com Guaraná


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Em 1991, a Guaraná Antarctica estreou um jingle que permanece até hoje grudado na mente de consumidores e foi responsável por consagrar o refrigerante como um bom acompanhamento para pipoca. Tamanho foi o apelo nostálgico gerado que em 2009 a campanha foi reeditada na voz de Claudia Leitte.

 

Casas Pernambucanas – Frio


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Jingle criado para as Casas Pernambucanas. Continua em alta até hoje, seja na TV, no rádio, ou na memória afetiva da grande maioria dos brasileiros.

 

E se as pessoas fossem cães?


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Esta é a peça Park da campanha Only a Dog, para Nestlé Purina. Os 3 spots da campanha ganharam Leão de Rádio no Cannes Lions 2012.

 

Espantando mosquitos


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ação criada pela para a revista Go Outside, vencedora do Grand Prix em Cannes 2012.

Contato


Para contatos imediatos de qualquer grau

  • Rua Lages, 104 Bairro Fazenda, Itajaí - SC

  • tatticas@tatticas.com.br

  • (47) 3349-1003

© Tatticas Publicidade e Propaganda LTDA