Crossmídia: quando as mídias se cruzam em prol do storytelling

  • mar 25th, 2019
  • Blog

CrossmÍdia é o nome da estratégia de comunicação que utiliza diferentes canais de comunicação, como televisão, rádio, mobile, internet e ações promocionais. O termo surgiu na década de 90, vem do inglês e significa cruzar de uma mídia para outra. 

Como funciona?

Na crossmídia há um processo de difusão de conteúdo em diversos meios. O material não necessariamente deve ser idêntico, muitas vezes o que é divulgado em uma mídia completa o que está presente em outra.  Esse tipo de estratégia permite reciclar o público e cada vez mais atingir todo tipo de pessoas ao mesmo tempo, porque há uma mídia diferente para cada audiência, gosto e intenção.

Quais as vantagens?

O engajamento do público com a marca se torna muito maior e com uma experiência mais rica. A marca consegue estar presente em diversas plataformas, aumentando os pontos de contato com potenciais clientes. 

Um exemplo bastante conhecido de crossmídia é o case da “Devassa Bem Loura”, com a participação de ninguém menos que Paris Hilton. A campanha foi dividida em três fases: teaser, revelação, e Paris no Brasil.

O teaser começou a ser veiculado na televisão, exibindo uma mulher loira e misteriosa (nunca revelando seu rosto) e convidando as pessoas para acessarem um site. No site, existia uma fechadura e um convite para tuitar a hashtag #bemmisteriosa. Quanto mais tweets, mais a fechadura era revelada. Após mais de 44 mil tuítes, a fechadura revelou Paris Hilton.

Posteriormente a isso, no mesmo dia, foi lançado um comercial de televisão exibindo Paris Hilton, paralelo a anúncios de revista e inserções na rádio. A campanha teve um buzz incrível, mostrando como é possível unir os diferentes tipos de mídia em prol do desenvolvimento de uma campanha.

Agora que você já sabe o que é crossmídia, que tal começar a aplicar? Fale com a Tatticas!

Contato


Para contatos imediatos de qualquer grau

  • Rua Lages, 104 Bairro Fazenda, Itajaí - SC

  • tatticas@tatticas.com.br

  • (47) 3349-1003

© Tatticas Publicidade e Propaganda LTDA